segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Quando crescer, estica

   Até pouco tempo, acreditava-se que uma criança gordinha era sinônimo de uma criança saudável. Hoje em dia, entretanto, as crianças vem sofrendo com os elevados índices de sobrepeso. De acordo com os dados do IBGE, 34,8% das crianças brasileiras se enquadram no preocupante campo de obesidade infantil.
   As grandes causadoras do excesso de peso são, em segundo lugar, o novo estilo de vida baseado no sedentarismo, uma vez que as novas gerações não desejam as típicas brincadeiras de rua que exigem esforço físico para correr, pular e se esconder, contudo, preferem ficar dentro de casa com um vídeo game ou um bom computador. Em primeira posição, como grande causadora da obesidade, encontra-se, destacadamente, as mudanças dos hábitos alimentares. 
   Ainda de acordo com o IBGE, calcula-se que 89% desses pequenos brasileiros ingerem açucares e gorduras além do nível considerado saudável pelos médicos. Decerto que ainda há bordões muito comuns entre os familiares de crianças em sobrepeso, como "Quando crescer, estica", que revelam a inconsciência dos pais acerca de que a obesidade não só é incomum durante o desenvolvimento infantil, como também pode trazer diversos riscos a saúde, em outras palavras, doenças respiratórias e ortopédicas, colesterol alto, hipertensão arterial ou diabetes tipo dois.
   No entanto, a culpa acerca da obesidade dos pequenos não deve ser atribuída somente aos pais, obviamente que ainda há a necessidade de desmistificar o indícios restantes da velha cultura de que as crianças acima do peso estão bem alimentadas e saudáveis. Todavia, a responsabilidade por tais problemas de saúde nas crianças deve também ser atribuída ao governo, que não mantém uma fiscalização adequada nas escolas públicas para controlar os alimentos disponíveis nas cantinas, as áreas de lazer acessíveis para a interação desses  e as aulas de educação física, que devem ser mais práticas do que teóricas. 
   Em suma, também é necessário considerar as artimanhas da indústria alimentícia que usa da mídia para suprir suas necessidades de venda a um fácil alvo consumidor, neste caso, as crianças, que são facilmente levadas a desejar bolachas e salgadinhos de seus personagens favoritos. A regra desse comercio especifico é: convença as crianças a desejar, e elas convencerão os pais a comprar. Inquestionavelmente, o atual mundo capitalista faz com que pais e crianças sejam diariamente bombardeados com as poluições extremistas dos jogos de marketing, onde a venda e a compra se tornam mais importantes que a saúde da própria sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário