segunda-feira, 5 de maio de 2014

A natureza humana

     O passar dos anos trás à humanidade inúmeras mudanças, faz com que os avanços tecnológicos e a necessidade de se tornar cada vez mais desenvolvido mova o mundo atual. O desaparecimento de velhos costumes, a adaptação ao ambiente e o encontro de novas preocupações fazem parte do avanço científico global.
     Desde o século XVIII, com a Primeira Revolução Industrial, despontou no homem o desejo do lucro acima de qualquer outro quesito, seja ele ambiental ou ético, social. Assim se deu o passar do tempo, cheio transformações, boas e ruins, até chegar aos dias de hoje com as consequências que todo este processo trouxe.
     Quanto a evolução da humanidade, vê-se que nas áreas cuja relação são os diretos humanos, houve um relativo processo igualitário. Já aos campos naturais, revelou-se o surgimento de uma nova palavra, sustentabilidade, que demonstra indiretamente o quão grande têm sido os problemas acarretados ao longo dos anos.
     O século XXI revelou-se o tempo em que as pessoas apresentam uma preocupação cada vez maior de encontrar soluções para os atuais problemas ambientais. O chamado 'século verde' recebeu como lema a sustentabilidade que, numa definição simples, abrange ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais do seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações.
     Todo o uso constante e inconsciente dos recursos naturais bombardeou o equilíbrio ecológico da Terra, uma vez que estes produtos são retirados e não recebem tempo suficiente para se recompor. Os distúrbios enfrentados pelo planeta levam milhões de pessoas a repensarem seus hábitos, fazerem campanhas e, até os líderes de grandes empresas a buscarem meios mais sustentáveis de produção, mesmo que seu lucro seja levemente afetado.
     A sustentabilidade é um assunto exposto diariamente perante os cidadãos, todavia, o grande problema é a real conscientização de que é preciso poupar a natureza do desgaste excessivo de seus recursos. As pessoas sabem que a natureza sofre e que isso pode trazer danos para a sociedade, desejam fazer algo para colaborar com um desenvolvimento sustentável, entretanto, o estilo de vida escolhido pelo mundo prioriza o conforto à escolhas sustentáveis. Colaborar para a preservação do equilíbrio natural requer a ajuda não apenas de poucas autoridades, mas também dos cidadãos como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário