segunda-feira, 10 de março de 2014

Leitura na atualidade: superficial ou funcional?

     A era da tecnologia avança num caminho contínuo, no qual, esta torna-se cada vez mais ativa na vida da sociedade, contudo, a influência que os avanços digitais têm gerado podem ser vistos em um todo como sendo apenas positivos ou estes, como acreditam alguns mais conservadores, têm agredido os hábitos culturais da população?
     No campo de desenvolvimento educacional, especialmente se voltado para a língua portuguesa, é facilmente notável a influência gerada pela progressão tecnológica: a necessidade que a internet passa aos seus usuários de rapidez, de realizar tudo momentaneamente, levando a abreviações que, no contexto atual, já tornaram-se parte de uma nova "linguagem", a dos internautas. Porém, é necessário ponderar os julgamentos, uma vez que esta também disponibiliza uma variedade de pesquisas e leituras infinitas àqueles que a utilizam como uma ferramenta de aprendizagem.
     A cada dia observa-se o desenvolvimento das novas gerações e, com estas, as mudanças dos costumeiros hábitos das gerações anteriores, assim, por mais críticas que esta transição receba, ela é um meio necessário para o crescimento da sociedade humana como um todo. A questão da leitura tem sido alvo de muitos comentários, vez que acredita-se que esta tem se tornado mais escassa e superficial com a invasão digital no cotidiano da população. Todavia, é necessário ter em mente que este habito, ler, não se desenvolve somente por livros, vez que a internet é também uma rica fonte de informações.
     O ato de ler nunca foi algo plenamente exercido pela população, primeiramente, pela falta de acesso destes aos livros, obstáculo que foi facilmente vencido pelo arsenal de textos e arquivos em pdf que ficam disponíveis para serem baixados e lidos. E, posteriormente, pela falta de incentivo que abrange boa parte da população. De qualquer maneira, desde os tempos de outras gerações, as leituras mais complexas e longas sempre se destinavam para uma minoria populacional, e, a era atual de tecnologia não muda este fato, apenas torna o acesso menos restrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário